Sempre comento com os meus clientes adolescentes, nessa fase do Enem, sobre o que é um rito de passagem.

 Costumo dar o exemplo da tribo indígena que vivem na fronteira entre o Amazonas  e o Pará , para entrar no mundo dos adultos, os adolescentes homens da tribo dos Sateré Mawé, “que vivem na fronteira entre o Amazonas e o Pará, desafiam esse monstruoso inseto – uma das maiores formigas do mundo, chegando a 3 centímetros – enfiando as mãos no Os garotos têm que dançar com as mãos dentro da luva durante dez minutos.

A dor pode durar até 24 horas e é tão intensa que o corpo sofre com convulsões. O mais inacreditável é que os homens da tribo repetem este ritual várias vezes durante a vida, para provar a sua masculinidade. E devem resistir sem gritar, sem chorar ou se lamentar durante pelo menos dez minutos!”

Ritos de passagem são celebrações que marcam mudanças de status de uma pessoa no seio de sua comunidade.  As preparações para entrada na faculdade é um desses momentos ritualizados pela nossa sociedade.

Google

Existe toda uma tensão e desejos entre escolher uma carreira, uma profissão que, provavelmente, dará um futuro “seguro” e feliz para esse adolescente que agora está nesse portal em direção ao mundo adulto.

A preocupação dos pais e a insegurança diante desse momento tão tenso, refletem sobre os filhos e causam, em ambos, medos, inseguranças e uma grande instabilidade emocional e psíquica.

È um momento de escolhas, de escolhas para o futuro, e eles ainda não estão dando conta do “agora”, do palpável.

O autoconhecimento é um exercício fundamental para que seja facilitado esse conturbado momento. Buscar trabalhar a autoestima, conversar sobre as inseguranças, entender os medos, o medo de fracassar e de desapontar os pais.  É o momento de escolher, de começar a construir um futuro para si com todas as emoções vindo à tona: medo, dúvidas, falta de confiança, ansiedade e depressão.

Em busca de sua identidade
Imagem google

                                          

Os florais de Bach entram auxiliando nesse caminho do autoconhecimento, ajudando os jovens a desenvolverem a escuta interna e também, ativando os potenciais para essa grande travessia. Nossos jovens precisam de apoio, de incentivo, de encorajamento. Por isso é fundamental que os adultos os estimulem.

                    

Uma família bem estrutura é a base necessária para esse momento de desafio nessa nova fase para todos os envolvidos. Os pais estão vendo os seus filhos crescerem em busca de autonomia, saindo de casa para o mundo, para vida , para a Universidade. É necessário passar confiança nos recursos e talentos em direção às escolhas de carreira e sucesso e, a ansiedade vai tomando conta de todos os envolvidos.

Imagem Google

São muitas perguntas e muitas respostas. Qual a opção a seguir?

Falta concentração, memorização e segurança. É preciso voltar o olhar para as potencialidades e probabilidades de cada um, buscando assertividade com um olhar criativo, entendendo qual a resposta que vem do coração, ouvindo  a sua voz interior.

A terapia  floral vai  atuar  no equilíbrio desse emocional, tirando os medos, trazendo foco e concentração. No diálogo com o terapeuta, esse adolescente vai externar os seus conflitos internos, no relacionamento familiar diminuindo as tensões decorrentes de todo esse quadro estabelecido, nessa fase de transição.

As essências florais vão estimular o relaxamento diante desse medo e insegurança diante desse desafio que está sendo enfrentado.

Pinterest

                 

    Como os florais podem ajudar?  

Os florais atuam de forma sutil, vibracional, tocando de forma sensível nas emoções, fortalecendo e trazendo equilíbrio e harmonizando de forma integral. O terapeuta floral fará as indicações das essências de acordo com a história pessoal de cada um, de forma individualizada, levando em conta , também , o seu perfil familiar.

Imagem Google

Estas pessoas duvidam das suas habilidades, duvidam que alguma vez possam ser bem sucedidas e no entanto chegam ao entendimento de que tudo na vida é proveito, mesmo que não possamos sempre perceber de imediato os benefícios: O entendimento de que não existe fracasso quando se faz o melhor possível, seja qual for o resultado aparente.

Julian Barnard

Algumas essências florais e suas indicações, sempre levando em conta a atuação do Terapeuta Floral com a sua escuta especializada e amorosa.

Clematis: trará foco e concentração para o estudante, mantendo-o centrado no objeto de estudo, com uma rotina voltada para a praticidade e realização do seu projeto de estudo.

              

Chestnud Bud: será um grande aliado no processo de aprendizagem, memorização e maturidade do estudante.

Cerato: para aquele que não confia em seu saber, que acha que não sabe o suficiente.

Larch: para aquele jovem que não confia nas suas habilidades e talentos, que se sente fracassado antes mesmo de iniciar algo.

Gentian: para aquele que está desanimado frente às dificuldades do caminho.

Olive: para aquele estudante que se sente cansado e sem força para a rotina de estudos.

Hornbeam: para o estudante que se sente esgotado mentalmente, que está se sentindo cansado da rotina do estudo, que procrastina.

Wild Oat: floral de grande auxílio para identificar nosso propósito, entrar em contato com nossa vocação.

Cerato: para aquele jovem que precisa se individualizar da opinião da família ou dos amigos para fazer sua opção de curso. Para os estudantes que precisam de validação externa, que não confiam que estão fazendo a escolha certa.

Mimulus: para jovens que se sentem amedrontados pelo ingresso no mundo adulto, que se sentem inseguros, tímidos para fazer sua escolha.

Gentian: ideal para aqueles que veem na profissão desejada muitos obstáculos, que se sentem desanimados para seguir seu caminho por acharem difícil superar as dificuldades.

Larch: para aqueles estudantes que precisam acreditar que são capazes de atuar no mercado de trabalho, que precisam crer nos seus talentos e habilidades.

Florais para o dia de provas:

Five Flower + Cerato + Clematis + Rock Rose: para o famoso “branco” na hora da prova. Esta fórmula será útil para aquele estudante que teme não lembrar de nada, que fica nervoso e esquece o que estudou, que desconfia do seu saber, que sente sinais físicos no corpo pelo nervosismo, tais como: sudorese, dor de estômago, diarreia, entre outros. Neste caso, usa-se a essência estoque direto na água. Essa opção é o que chamamos de uso imediato. Para isso pingamos de quatro a seis gotas de cada floral numa garrafa de água de 500 ml, destas que eles podem levar na prova.

Referências:

Barnard,Julian Forma e Função, Remédios Florais de Bach

Imagens Pinterest e Google

https://www.brasil247.com/

Lidia de Jesus Terapeuta Floral de Bach, com formação Internacional da Inglaterra Healing Essências Florais de Bach , Arteterapeuta pós graduada em Arteterapia, pòs graduada em Psicologia Junguiana, Terapeuta floral de Bach .

Contatos:whatsapp (21) 996176763

Anúncios