JANEIRO BRANCO E SAÚDE MENTAL

                              JANEIRO BRANCO E SAÚDE MENTAL

 

QUE EMOÇÕES VOCÊ TEM ALIMENTADO?

“Uma noite, um velho índio falou ao seu neto sobre o combate que acontece dentro das pessoas.
Ele disse:
– A batalha é entre os dois lobos que vivem dentro de todos nós. Um é Mau. É a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, mentiras, orgulho falso, superioridade e ego.
O outro é Bom. É alegria, fraternidade, paz, esperança, serenidade, humildade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé.
O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô:
– Qual lobo vence?
O velho índio respondeu:
– Aquele que você alimenta!”

O mês de Janeiro foi escolhido para a campanha sobre Saúde mental. O mês dos inícios, onde tudo se renova e onde os planos começam a serem “ensaiados” na nossa cabeça. Mas , nem sempre conseguimos sair do ensaio, não é  verdade?! Somos seres complexos. Não somos somente a imagem do corpo que temos. Somos seres biopsicosociais com alma e espírito.

Em poucas palavras, somos um corpo carregado de uma psique ( mente) com todo o aporte social (família, trabalho, amigos, relações amorosas, amigos, etc.), com uma alma e um espírito, conceitos de que a alma é que nos diz que estamos vivos e animados e, o  espírito que nos remete à religiosidade, que , essencialmente, estamos e somos seres ligados a  um ser superior, a uma divindade, de acordo com a história pessoal de cada um e às suas orientações familiares.

Precisamos cuidar do corpo e também  , e muito especialmente, das nossas emoções.

Estou triste e irritado sem saber o porquê

Quando estamos abalados emocionalmente o nosso corpo responde com algum sintoma. São palpitações e dores no peito,  o ar nos falta, a nossa respiração fica curta, não conseguimos inspirar profundamente, alergias  de todo o tipo(respiratórias, na pele, queda de cabelo, espinha na face, azia, dores no estômago  e tantos outros sintomas, que surgem a  partir das singularidades e particularidades de cada indivíduo.

Os nossos relacionamentos, tanto pessoais como interpessoais sofrem ou ficam estremecidos com a instabilidade das emoções(negativas ou positivas). Nossa visão da parte e do todo, fica comprometida.

As emoções são consideradas aspectos não materiais, porque não podem ser vistas. São sentidas. As atitudes e suas consequências, advindas daí, são bem percebidas.

Resultado de imagem para janeiro branco

 

Quando    alimentamos um estado mental negativo podemos impactar todos os setores da nossa vida, as nossa relação interna,  pessoal, nossas atitudes, nosso comportamento.

Quando estamos ansiosos demais podemos ter o chamado “branco”nos incapacitando nos momentos vitais.

 

Para Carl Jung  , fazemos uma troca de energia e influências de uns para com os outros. Edward Bach também comunga com essa ideia e diz que as doenças se manifestam, também , quando há um conflito interno e consequentemente um conflito com o mundo que nos rodeia.

O objetivo da terapia floral é o equilíbrio das emoções do cliente buscando a consciência plena do seu mundo interior e exterior, levando=o ao autoconhecimento.Problemas de saúde freqüentemente têm suas origens nas emoções; sentimentos que foram persistentemente reprimidos irão emergir, primeiro, como conflitos mentais e, depois, como doença física.

Flor, em grego, significa o melhor de. Uma planta floresce quando ela está vivendo o seu melhor momento de vitalidade e energia, ou seja, quando vive o momento mais puro e divino de sua existência. Resultado de imagem para emoçoes e florais

Com os florais poderemos tratar de estresse, depressão, pânico, desespero, sentimentos de culpa, cansaço físico ou mental, solidão, tristeza, indecisão, sensibilidade excessiva, ciúmes, ódio, mágoas, todos os tipos de medos, ansiedades e preocupações etc. Também podemos administrar os florais para animais e plantas, com resultados animadores e, muitas vezes, surpreendentes.Associado à terapia, os Florais não vão tratar a doença  e sim vão ajudar e atuar nas causas emocionais, promovendo o equilíbrio dessas emoções buscando trazer o estado mental adequado e positivo.

Saúde mental , saúde física, saúde emocional buscando uma relação equilibrada consigo e mesmo e com o mundo.

Lidia de Jesus – Terapeuta Floral de Bach

Fonte://www.bachcentre.com

amenteemaravilhosa.com.br

/www.google.com.br

 

ansiedade Autoconhecimento Felicidade Psicologia junguiana Relacionamentos Sem categoria terapia Terapia floral

soviver Visualizar tudo →

Lidia de Jesus (Arteterapeuta) e Grazielle Jesus (Psicóloga). Empenhadas em falar (e ouvir) sobre o VIVER e contribuir para a construção de novas ações que possibilitem melhorias na qualidade de vida das pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: