CRIATIVIDADE e a PAZ

WhatsApp Image 2017-10-28 at 19.25.53 (6)

Criatividade

Recebemos o convite para falar sobre esse tema que muito nos estimula. Falar com pessoas, professores, para os quais a criatividade é um instrumento de trabalho, essencial.  Uma creche chamada Creche da Paz.

Momento muito fluido e especial. Encontramos um grupo coeso e disposto ao novo, disposto a criar.

WhatsApp Image 2017-10-27 at 21.31.48 (2).jpeg
A  Arteterapia estimula  a produção criativa
Afinal, o que é ser criativo? Ser criativo é estar vivo.Ser criativo é estar no mundo buscando se transformar  e evoluir em sua humanidade.  É uma dimensão essencialmente human

Mas, o contexto social  e  as instituições, como um todo, muitas vezes colaboram para sufocar o que temos de criativo em nós.

Encontrando esse caminho, nos encontramos .

                       O ” EU só se torna  EU no TU”

O processo criativo , quando ativado de maneira adequada, nos restaura, resgata, recupera, reorganiza, redireciona e libera o fluxo da energia psíquica  nos dando bem estar e estimulando a expressividade de cada indivíduo.

A criatividade, na concepção de Nachmanovitch,  em seu livro Ser criativo, vai envolver inteligência, vigor, alegria e capacidade para romper com ideias ultrapassadas presentes em diversas áreas, despertando interação entre os sujeitos e o ambiente. A improvisação, assim, vai representar uma livre expressão, manifesta na capacidade de viver a vida como ela é e, uma experiência onde se poderá atingir a alegria de representar uma ação criativa, resultante da escuta da voz interior.

Percebemos  que podemos enxergar o mundo: a partir do de fora/a partir do de dentro/a partir de experimentações, sensoriais /a partir de conceitos, intelectuais / a partir da participação do mundo e do indivíduo, em uma colaboração /a partir de uma atitude mais relacional, pela sensibilidade afetiva /a partir de estímulos do mundo interior, do inconsciente. (MELLO,2013)

Esses conceitos são complicados, não acham!?

Sim. Porque não conseguimos viver a vida como ela é, não nos deixamos levar pelo fluir dos acontecimentos, porque o nosso interior não está conectado com o mundo   e com o outro.  O mundo e/ou o outro, também, não leva em conta a nossa individualidade. Vivemos de forma dicotomizada, dominados pelos paradoxos , pelos opostos,  pelos quereres ,que precisam ser  entendidos e integrados . Precisamos sair em busca e ao encontro do caminho do meio, em busca  do equilíbrio. Precisamos usar a imaginação, precisamos brincar como quando crianças, antes de sermos (adulterados) adultos.

A sabedoria popular, muitas vezes exprimiu a importância da imaginação para a própria vida do indivíduo, para o equilíbrio e a riqueza da sua vida interior. Mircea Eliade

A palavra chave é sair em direção da grande missão de encontrar-se a si mesmo, em busca de sua “riqueza interior”.

WhatsApp Image 2017-10-27 at 21.31.49 (3)
Um mergulho em busca de expressar a emoção . As mãos dizendo com as imagens.
Falta-nos respirar, oxigenar a vida, buscar o que temos de essencial para uma vida criativa, uma vida de relacionamentos de via dupla, de dar e receber, de receber e dar, entendendo que somos natureza, somos um com o outro, fazemos parte de um todo.

Fazemos parte do Cosmos  (Unus Mundus)

Então, falar de vida, de possibilidades, de sonhar sonhos, dormindo e acordado, foi do que falamos e o que ouvimos de pessoas humanas, professores e cuidadores  e formadores de uma geração que precisa de criar a sua própria  história,  criar um mundo  em que possam e tenham a liberdade de usar a imaginação, inventividade e de fazerem, sim, uma grande viagem  ao centro do seu coração, ao centro de si mesmo. Essa é a grande viagem, a grande descoberta. Um ser individuado integrado em si mesmo e à sociedade, em busca de crescimento igualitário e justo, para todos.

WhatsApp Image 2017-10-28 at 19.25.53 (2)

Minha gratidão ,pelas trocas compartilhadas, à todos os que participaram do evento !

Você quer saber mais sobre a Arteterapia e Criatividade?

Entre em contato!

Lidia de Jesus
Arteterapeuta Junguiana
AARJ 588
Terapeuta Floral
Rioflor0686
contato: 996176763-Whatsapp
972789006 http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5521996176763
email– arteterapialidia@gmail.com
Bibliografia:
PHILLIPINI, Angela, Redes criativa para colorir vidas/ ed. Wak, Rio de Janeiro, 201
.Chevalier /Gheerbrant ,Shabestar ,Dicionário dos Símbolosi, HPBA,129
Nachmanovitch,  Ser Criativo
VON FRANZ, Marie- Louise,Mitos da Criação ,Paulus, 2003. Amor e Psique

 

 

 

 

Arteterapia Autoconhecimento Encontro sobre Viver Grupo terapêutico

soviver Visualizar tudo →

Lidia de Jesus (Arteterapeuta) e Grazielle Jesus (Psicóloga). Empenhadas em falar (e ouvir) sobre o VIVER e contribuir para a construção de novas ações que possibilitem melhorias na qualidade de vida das pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: