A ansiedade é uma doença que está tomando conta dos nossos dias.
Vivemos dias em que somos testados todo o tempo: precisamos estar dentro de padrões estabelecidos pela sociedade em relação a beleza e ao comportamento, a sermos bem sucedidos e, nos preocupamos todo o tempo com a opinião alheia.
Importante entender que a ansiedade está ligada a vários fatores tais como insegurança, medo, indecisão e até mesmo à violências sofridas na infância , como o bulling, e às violências urbanas.Nos tornamos ansiosos quando queremos a aprovação do outro, e, esse “outro” pode estar no trabalho, na família, nas relações amorosas,com os namorados, maridos ou companheiro.
Tanto a ansiedade quanto o medo, como vimos, não surgem na vida da pessoa por uma escolha.
Vivências interpessoais e problemas na primeira infância possam ser importantes causas desses sintomas. Além disso, existem causas biológicas como anormalidades químicas no cérebro ou distúrbios hormonais.

Ansiedade é um estado emocional muitas vezes sem motivos aparente e literalmente perdemos o equilíbrio e o controle de nossas emoções e do nosso corpo. Embora para a medicina alopata a ansiedade não seja doença, para a medicina chinesa a ansiedade é uma doença da energia do corpo, pois não existe órgão lesado que produza marcadores bioquímicos como: hormônios, enzimas que indique lesão etc. mas, o desequilíbrio do organismo existe. O desequilíbrio ocorrerá futuramente com o agravo do quadro ou com a evolução do agudo – crônico – degenerativo.
Sintomas da Ansiedade
Existem muitos sintomas que podem indicar um caso de ansiedade. Como cada pessoa tem uma química única, o número, tipo, intensidade e frequência dos sintomas de ansiedade irão variar muito de pessoa para pessoa, mas seguem alguns dos principais:
- Tremores e frio
- Dores no peito
- Fadiga crônica
- Necessidade de açúcar, doces, ou chocolate
- Palpitações/Vazio emocional
- Contração muscular
- Dormência e formigamento, perda de sensibilidade
- Tensão e dores Musculares persistentes
- Necessidade frequente de urinar
- Preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho
- Dificuldade em respirar /Tonturas
- Preocupações, tensões ou medos exagerados (a pessoa não consegue relaxar, causando insônia)
- Falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade
- Medo exagerado de morrer ou de um perigo iminente.

SUGESTÃO DE ALIMENTAÇÃO
Durante as crises de ansiedade, o corpo é colocado em alerta vermelho, que é inundado com hormônios do estresse e atividades não essenciais, tais como digestão, são desligados. Deve-se comer pequenas porções de alimentos de fácil digestão.
*Evite cafeína, pois aumenta a liberação de adrenalina. *Reduza ou evite o álcool, pois ele pode sufocar os sentimentos de ansiedade, momentaneamente, mas no dia seguinte a crise virá mais intensa. *Alimentos doces ajudam durante as crises mais curtas, chá de ervas com mel também é super indicado. *Escolha alimentos calmantes – arroz integral, aveia, sopa de cenoura com nabo e batatas.
A Arteterapia e os Florais de Bach
A arteterapia e os florais vêm trazer os instrumentos para trazer ao cliente o entendimento da origem desses medos e dessa ansiedade. Através do processo terapêutico introspectivo em direção ao autoconhecimento, levará o indivíduo a descobrir as causas e, ao chegar á consciência, trabalhar esses conteúdos e dessa forma despotencializando os efeitos desse mal.
Temos vários florais que auxiliam nessas questões emocionais , e na ansiedade por conta do medo que nos acomete. Para identificar qual floral deve ser usado precisamos conhecer e entender o coração de cada floral e o coração e a história pessoal de cada ser.
A nossa vida tem as suas especificidades, a individualidade de cada um. E os florais também têm as suas especificidades para que atendam às necessidades de cada um.
Essas são algumas características dos florais do Grupo do medo mas, além dessas possibilidades, na terapia vamos trabalhar como e qual o medo ou qualquer outra questão que possa trazer a ansiedade , desequilibrando as suas relações interpessoais e a sua relação consigo mesmo, no cotidiano e na vida .
Quer saber mais sobre os florais e a Terapia floral e também como faremos esse atendimento com a Arteterapia?
Comente essa postagem e agende o seu atendimento
Referências:
BARNARD, Julian. Forma e Função -Remédios Florais de Bach
BACH,Edward. Coletânea de Escritos. Ed. Julian Barnard.
https://www.google.com.br/search?biw acessado em 7 de agosto 2017https://belezaesaude.com/ansiedade/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ansiedade
Espaço Terapêutico Sobre Viver.
- Lidia de Jesus – Arteterapeuta AARJ 588 -082013
- Terapeuta Floral de Bach- Healingherbs Course
- Contatos: 21 996176763