Receita de felicidade?!

*Por Grazielle Jesus

Assim como existem gostos diferenciados em relação ao que se prefere comer,  quando falamos sobre felicidade, acontece o mesmo.

Para alguns, ser feliz é ter dinheiro e poder comprar o que se quer,

para outros é estar na companhia de amigos

ou mesmo realizar-se profissionalmente

ou conseguir realizar um sonho, uma meta …

São tantos as situações e condições que podem gerar a felicidade que nos remetem ao fato de que não existe uma receita ou um padrão para a mesma.

O importante é pensar que se seu ideal de felicidade vem te trazendo sofrimento por não estar sendo possível concretizá-lo, é desejável realinhar as metas e expectativas pessoais, a fim de que os momentos sejam aproveitados de maneira flexível; ou seja,  quanto mais rígida for a sua noção de felicidade, mais chances você terá de estar insatisfeito com a sua realidade e com sua própria vida.

Em outras palavras, se você pensa “só serei feliz se tiver tal coisa” ou “quando estiver em determinada situação estarei feliz”, dentre outras ideias, a tendência é que você acabe perdendo as pequenas felicidades diárias em prol da busca incansável por uma “felicidade superior”.

graziGrazielle dos Santos Barbosa de Jesus

Psicóloga Cognitivo Comportamental – CRP 05/46825
Psicóloga, Professora, Apaixonada pela vida e pelas práticas que possibilitem a qualidade no viver.

Sobre Viver

soviver Visualizar tudo →

Lidia de Jesus (Arteterapeuta) e Grazielle Jesus (Psicóloga). Empenhadas em falar (e ouvir) sobre o VIVER e contribuir para a construção de novas ações que possibilitem melhorias na qualidade de vida das pessoas.

4 comentários Deixe um comentário

  1. Fiquei pensando sobre felicidade. Nesse momento, não estou me sentindo feliz. Diante da proposta de comentar tive que fazer uma pequena retrospectiva e lembrei de situações bem especiais. Do passado , do presente e alguns prognósticos que o futuro está acenando. E, aí, a sensação de felicidade vai mudando. Não dá pra se sentir feliz sozinha, isolada. Felicidade é como um perfume que alcança a muitos ao mesmo tempo. Preciso estar junto para estar mais feliz. Aquecer o meu coração e contagiar outras pessoas
    Ahh! agora é a sua vez de comentar!
    Abraço carinhoso!!

    Curtir

    • Achei bem interessante o fato de que, ao (re)pensar sobre sua vida, você foi conseguindo enxergar novos rumos e possibilidades, novas coisas que te mostram que podemos ser felizes com o que temos. A grande questão, ao meu ver, não é paralisar e se conformar com algo que não te traz um contentamento, mas sim de refletir acerca do que vem a ser a felicidade para você. E prosseguir, em busca da concretização das coisas que te fazem bem. Um desafio! Mas… repetimos aqui que viver é (im)preciso, não é?! Grande abraço.

      Curtir

  2. A felicidade é feita de momentos. Não sentimos felicidade o tempo todo. Podemos ser pessoas felizes, de bem com a vida, buscando o lado bom de cada situação, cabeça boa, abertas ao novo, pensando e falando ” fora dá caixinha”…

    Curtido por 1 pessoa

    • Isso mesmo! Cabe a nós modificar o nosso olhar para enxergar essas pequenas felicidades diárias, que dão todo o sabor para a nossa vida! Sem esquecer que, como você mesma disse, viver é sentir e são tantos os sentimentos pelos quais passamos ao longo de um mesmo dia… bjsss

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: